Mídia, um estranho terceiro poder

Observando e ouvindo vários empresários, de alguns setores, como tecnologia, indústria e serviços notei algo estarrecedor. A mídia não apoia as iniciativas e empresas que tem algo de valor a oferecer. Sem citar empresários, muito menos veículos de comunicação, observei que em casos onde um empresário tinha algo para divulgar de relevante e mesmo tendo enviado releases aos veículos segmentados certos não obteve qualquer retorno. Soou estranho, já que os mesmos veículos publicam e ou divulgam tudo o quem vem de fora, mas ignoram o que de bom, relevante e inédito se faz aqui. Já conversei com muita gente esforçada que faz coisas fantásticas aqui que a mídia solenemente ignora. Não basta ser inédito, tem de ser estrangeiro ou multinacional. Terão os que argumentaram que existem exemplos que provam o contrário, minoria não é regra e só a regra faz o resultado.
Isto veio ao encontro de um texto que li sobre como a mídia lida com as notícias, de que apanham o que as agências de notícias entregam e depois de pequenos ajustes publicam. Este texto me fez refletir que a resposta para a pergunta de: porque não divulgam os releases destes empreendedores? É porque dá mais trabalho? Ou porque algo corriqueiro numa empresa estrangeira é mais relevante do que algo inédito feito aqui?
Não sei a resposta a esta indagação e provavelmente não saberei nunca porque a resposta é tão estranha quanto o estranho poder da mídia.