Tio Patinhas e o empreendedorismo no Brasil

Muito se fala sobre empreendedorismo no Brasil, no entanto pouco se faz de concreto para tornar o caminho do empreendedor menos difícil. Iniciativas, pequenas e poucas existem, mas passam ao largo do sistema financeiro padrão. As linhas de crédito são uma piada, afinal os bancos brasileiros sem nenhuma excessão não apoiam com linhas de crédito consistentes. Herdaram um modelo português de exploração e não de produção, ou seja empresta-se para quem não precisa, para quem precisa as exigências e taxas são o que de mais aviltante existe. Nisto o modelo americano é o melhor exemplo de apoio a idéias, projetos e empresas. Infelizmente fomos colonizados pelo povo errado. Na verdade este texto faz côro a muitos outros com as mesmas conclusões.
O maior problema é mudar este estado de coisas, os bancos brasileiros estão numa condição excelente, já os micro e pequenos empresários... O modelo baseado na exploração devia ser substituido pelo da produção, claro que depende de vontade politica, que falta e não é de hoje. Não sou contra o lucro dos bancos, mas gostaria que praticassem o modelo americano de investir no risco. São medrosos, avaros e possuem uma relação atavica com o dinheiro. Venture capital, angel investors, bem isto é real de verdade nos Estados Unidos, no Brasil venture capital é pouco para muito menos ainda e angel investors apenas um conceito etéreo.
Somos a nação de maior criatividade e flexibilidade, mas sem apoio nada feito. Os bancos brasileiros, só discursam de brasileiros e de apoiadores da iniciativa privada, apenas discurso, afinal se não fosse assim, eu não estaria fazendo côro a milhares que gostariam de contribuir para o crescimento desta nação e que penam para manter seus negócios funcionando. Isto não é um desabafo, é apenas a constatação de fatos que vejo ocorrer com amigos e desconhecidos e se repetem a décadas. Com a internet paracia que isto ia mudar, infelizmente não mudou.
Solução? Não existe uma só, mas um conjunto de iniciativas concretas que se colocadas em prática elevaria o Brasil a outro patamar, o seu verdadeiro patamar, muito acima de muitas nações. Um conjunto de ações que passam por estabelecer regras verdadeiras para apoio, redução das restrições ao investimento, reduzir drasticamente a burocracia, reduzir a regulamentação trabalhista, reduzir os impostos sobre a cadeia produtiva e claro mudar o modelo praticado pelos bancos.
Um dia quem sabe vou poder escrever que tudo isto mudou e que daqui para diante seremos tão prósperos como os Estados Unidos...